Água: uma solução para a crise climática

1

A recuperação da segurança hídrica como fator de mitigação das mudanças climáticas foi um dos temas principais do evento “Unloncking the Nature/ Net Zero Balance”, da Green Zone da COP26, que aconteceu nesta terça-feira (2). O encontro reuniu os ministros do Meio-Ambiente da Escócia e da Inglaterra, além de empresários e cientistas.

O pensamento é simples: água limpa, solos mais saudáveis, maior área para plantação de árvores, responsáveis por absorver carbono. A água é o ponto de partida da natureza e, embora essa seja uma afirmação de fácil entendimento, restaurar a saúde do setor hídrico é uma tarefa complexa que demanda uma estratégia de longo prazo tão complexa quanto.

Empresários do Reino Unido têm trabalhado nessa questão há cerca de 20 anos e declararam que nenhuma empresa, governo ou indivíduo pode realizar essa tarefa de forma isolada. É preciso que o trabalho seja realizado em conjunto, engajando cada vez mais governos, empresas e instituições da sociedade civil para alcançar o Net Zero.

Um consenso entre os participantes foi o papel crucial do Brasil nessa questão, devido à sua abundância de florestas e água. Também ressaltaram a necessidade da rápida redução do desmatamento no país para preservar o planeta.

Um dos consensos no final do evento foi o de que as Soluções Baseadas na Natureza são o caminho para alcançar as medidas desejadas. Para isso, é necessário trazer essas soluções à tona, de forma que proporcionem disponibilidade hídrica e seus desdobramentos.

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Receba nossa Newsletters