Evento aborda papel da imprensa na COP26

1

O diretor executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas da Suzano, Luis Bueno, disse nesta quinta-feira (21) que o papel da imprensa será fundamental durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que será realizada de 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow. A afirmação foi feita durante o evento “COP26 em pauta: o que é notícia para o Brasil”, realizado pela Suzano para jornalistas.

Em sua apresentação, Bueno abordou o papel do setor empresarial na agenda climática, e destacou a importância da imprensa para traduzir as decisões que serão tomadas na COP26, de maneira que os mais variados públicos possam compreender o que está em jogo e como podem contribuir para o enfrentamento da crise climática.

“Os governos estaduais, o governo federal, setor privado e a sociedade civil têm realizado ações para diminuir a redução de emissões de carbono”, avaliou o executivo. “Nós acreditamos que 2050 é agora. O setor empresarial tem maior responsabilidade em puxar esse debate e criar engajamento com o Governo para que decisões sobre a redução das emissões sejam mais assertivas e aceleradas”.

Ponto de não retorno

O motivo dessa celeridade são projeções apresentadas no último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). De acordo com o documento, a neutralidade de carbono até 2050, conforme metas anunciadas por empresas em todo o mundo, pode ser tarde demais e o clima pode chegar em um ponto no qual não haverá retorno.

Durante o evento, Bueno falou sobre o 2050 Agora, chamado lançado pela Suzano para engajar o setor empresarial, governos e a sociedade civil na busca por metas climáticas mais ambiciosas. Durante o encontro, foi apresentado o site da iniciativa. “Desenvolvemos o site 2050 agora para tratar os assuntos pré-COP, durante a COP e para acompanhar como as decisões tomadas na cúpula serão tratadas após o encontro”, finalizou.

Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Receba nossa Newsletters